EU JÁ SABIA



Caças Rafale e F-35

Desde o ano passado é discutido por toda a imprensa o caso da compra dos novos caças para a Força Aérea Brasileira. O escolhido foi o Rafale, como Lula já havia anunciado em setembro, mesmo tendo caças suecos e americanos mais baratos. Que isso ia acontecer eu já sabia. Sei-lá-quanto-sei-lá-quem está ganhando nessa jogada, só sei que isso vai custar U$ 6,2 bilhões (36 unidades). Para nós brasileiros isso é muito dinheiro, mas pesquisando sobre o assunto vi que o governo americano está adquirindo 2.400 caças F-35, isso mesmo, vou repetir: DOIS MIL E QUATROCENTOS caças totalizando mais de 270 bilhões de dólares. Não precisava humilhar, Tio Sam. Leia AQUI e AQUI.

Anúncios
Esse post foi publicado em Absurdos e marcado , . Guardar link permanente.

32 respostas para EU JÁ SABIA

  1. Luis disse:

    Afeee! 2400 caças, por isso se entrarem em guerra com qualquer Humilham de Boaa..
    😀

  2. Marcos disse:

    Engraçado que o país mal tem recursos pra abastecer os Tucanos, no Norte, que trabalham contra o tráfico de drogas… Mas para comprar aeronaves novas, que vao ficar estacionadas e talvez em treinamento, no centro do país, eles tem dinheiro pra combustível, pra manutençao, pra enfiar no cu dos europeus…

  3. Ara disse:

    1° O Rafale ainda não foi oficialmente escolhido (embora seja da preferência do Lula e do Nélson Jobim). A Força Aérea Brasileira e a Embraer preferem o sueco Gripen NG.

    2° O avião americano se chama f-35 e não F-45.

    3° Não faz muito sentido comparar a nação mais rica e mais beligerante do mundo com um país em desenvolvimento e não-beligerante.

    Sugiro que utlizem a imprensa especializada para se informarem sobre o assunto. Basta buscar pelo tema “F-X 2”.

    Sugiro esse blogue especializado em aviação:
    http://www.aereo.jor.br/

    Caso queiram ver as postagens referentes ao F-X 2 no Poder Aéreo, basta acessarem por aqui http://www.aereo.jor.br/index.php?s=f-x+2

  4. fernando disse:

    Os franceses transmitirão a tecnologia e não somentes os caças como os americanos. Isto é o motivo da escolha.

  5. João Luiz disse:

    O F-45 não existe, o nome certo é F-35.

    E o Caça Rafale que o Brasil quer comprar é bem superior ao F-35 ele só perde para o F-22 que é o melhor caça do mundo no momento.

  6. nicanor disse:

    em ralação a escolha do rafale, e a escolha mais sensata, pois a frança e o unico pais que esta disposto a passar toda a tecnologia do caça. enquanto os EUA so queria passar algumas tecnologias, e nos restringir outras, como os misseis por exemplo, o seu blog e bom, mas vc precisa se informar melhor.

  7. Pedro Teles disse:

    Mas é claro, o mundo é muito grande e eles tem que cobrir todo o território do império.

    Propagandeando o Racional Ridículo – http://ordemdosprimatas.blogspot.com/

  8. Tenente disse:

    Pelo amor de tudo que é sensato.
    NÃO EXISTE UM CAÇA F-45.
    O nome desse caça é F-35, que é aeronave furtiva de 5ª geração.
    Esse será provavelmente mais um projeto muito caro que eles vão empurrar com a barriga e extrapolar todos os orçamentos, assim como o F-22.
    O F-35 já começou a custar mais que o calculado.
    Agora eles precisam desse tipo de aeronave para poder bater de frente com o T-50 (PAK-FA), que é um avião Russo/Indiano que o pentágono jurava que não existia. Só que o avião que não existia decolou no começo desse ano e deixou o Tio Sam de cabelo em pé.

    Quanto a escolha do caça Brasileiro, o Rafale é um dos melhores caças já construídos.
    Em minha opinião só perde em qualidade para caças de 5ª geração e para o SU-35.

    F-18 SH é uma plataforma maravilhosa também, mas se o escopo da escolha é capacitação tecnológica da nação Brasileira nós não poderíamos confiar nos americanos, o congresso americano pode vetar qualquer transferência de tecnologia sensível quando ele quiser. O congresso americano é uma instituição absolutamente poderosa e pode travar a transferência de tecnologia mesmo se Obama e Boeing tentarem cumprir o contrato.

    Gripen NG é uma plataforma bem mais leve que as outras duas e não possui a mesma autonomia (capacidade de voar por determinado tempo sem necessitar de reabastecimento) o que é essencial para um país com dimensões continentais. Sem falar que o Gripen NG é ainda uma idéia, ainda é um protótipo, o caça será construído a partir da atual versão Gripen C/D. Uma boa característica desse vetor é sua capacidade de utilizar uma gama variada de armamentos e, obviamente, ser muito mais barato.

    Dentre esses três concorrentes, a escolha do Rafale é a mais acertada. Tecnologicamente superior, a nação que o produz é tecnologicamente independente tem uma ligação político/tecnológica com o Brasil já acertada.

    Dentro da FAB todos já sabiam que apenas duas nações teriam capacidade tecnológica e política para vender esses caças ao Brasil, França e Rússia. Brasil optou pela França.
    Toda essa demora para definir o escolhido é fruto do jogo político para evitar desgastes com todas as partes envolvidas(França, EUA, Suécia, FAB, Setor industrial Brasileiro, e a população Brasileira) com o processo.

    Não acredite no que você lê na imprensa sobre esse processo, a indústria bélica tem a cruel mania de comprar jornalistas para destruir o concorrente mais forte, no caso o Rafale.

  9. lvs1303 disse:

    CORRIGINDO E F-35 A Lightning II ou F-35 Joint Strike Fighter é um caça stealth, multi-role supersônico, que fora desenvolvido para satisfazer a necessidade de uma transformação na nova geração de armamento dos governos do Estados Unidos e Reino Unido.

  10. Demerval disse:

    Realmente, não precisava humilhar. Se o Brasil está CUSTANDO comprar um caça que não é lá dessas coisas comparando aos que os Americanos, realmente o Tio Sam humilhou e humilhou bonito.

    Obs: Se eles quiserem dindin emprestado, eu empresto. rsrs

  11. itamar japa disse:

    você quer comparar um país que têm sua história formada por guerras, um país que vive saqueando outros países, um país que respira guerra… conosco que somos um país pacifico, justamente devemos ter caças franceses para nos defendermos destes fdp dos eua e não dependermos da tecnologia deles!

  12. ALBERTO IGLESIAS disse:

    Sabe quando o Brasil vai conseguir comprar estes aviões????

    NUNCA!!!

    primeiro o TCU vai apontar irregularidades no contrato;

    depois, a Justiça Federal suspende a compra por suposto desvio de verbas;

    e pra terminar, quando conseguirem derrubar todos os vetos da justiça, o IBAMA embarga a compra pois o barulho dos caças atrapalha o cruzamento dos papagaios do papo amarelo.

    FUI!!!!!!!!!!

    BRASIL PAÍS DE BOSTA.

  13. Luiz disse:

    Você é responsável pela opinião de várias pessoas. Saiba que essa merda de Rafale não chega aos pés do F-35 em TUDO. Francês só faz merda mesmo…

  14. alex disse:

    Imaginem por um tempo, o que essa grana toda poderia fazer pelo próprio país ou até mesmo no nosso?! Algo como, sanar os problemas de saúde pública por exemplo.. pensem que ao invés de querer “curar” por exemplo, SIDA, preferem construir (comprar) ARMAS que servem para DESTRUIÇÃO (defesa?? segurança?? pfff)

  15. Cdr disse:

    Infelizmente o Jobim eliminou os Russos da Disputa, senão teriamos o Su 35, que da um banho no F35, apesar do Russo ainda ser de 4ª geração, e o americano de 5ª. E ainda abrir mão da proposta Russa para entrar no projeto do caça de 5ª geração russo e adquirir pelo nemos 100 unidades deste, oq faria da FAB, uma das tres forças aereas mais modernas do Mundo, ja que o T-50 russo humilhou o F22 americano, tido como o mais moderno do mundo até o momento, junto com Russia e India, e os americanos seriam apenas a 4ª mais moderna do mundo.

  16. Elton disse:

    Para manter a hegemonia tem que ter as melhores armas. Ainda mais um país grande e tão “odiado” no mundo.
    Acho que o Brasil não precisa de tanto no momento…ainda mais com uma política externa tão “amigável”.

  17. Alex disse:

    Só para constar, confiar à frança uma tecnologia tão cara é burrice ao extremo, típico de “nosso queridíssimo” presidente. Se nem carros eles sabem fazer direito (basta digitar no google: eu odeio peugeot/citroen) e você verá. Sou um ex-dono de um Peugeot, e o carro era simplesmente um carroça… agora imaginem os caças… negócio de francês é perfume e croissant… o resto, deixem para os engenheiros suecos e/ou americanos.

  18. Lila Modesto de Almeida disse:

    E DAÍ? QUASE NÃO QUER DIZER É. O BRASIL JAMAIS SERÁ IGUAL AOS ESTADOS UNIDOS.

  19. Lila Modesto de Almeida disse:

    QUERO CANCELAR MINHA RESPOSTA.

  20. Joselito disse:

    Pois é, poderiamos ter o PAK-FA se o Lula não tivesse cortado os russos…¬¬

  21. julio disse:

    Alex ! Vc fala exatamente como um petista radical ! São discursos enfadonhos, cheios de preconceito e pouco conhecimento de questao ! Não lhe parece arrogante sua afirmação sobre a tecnologia em questao? É engenheiro ? Piloto? Baixe a bola rapaz !

  22. Rock disse:

    Meio desinformado o dono desse post, o alto valor dos caças franceses sao recorrentes à aquisiçao da tecnologia de fabricaçao, o q permitira no futuro a fabricaçao ou pelo menos a tecnologia de saber fazer. Nenhuma outra proposta no mundo oferecia essa vantagem, e sim, somente o produto sem a transferencia da tecnologia, que é o mais importante nessa transaçao. Procurem se informar melhor antes de redigir bobagem.

  23. Cdr disse:

    O melhor de todos é sem duvidas o F18 americano, ja foram entregues 400 unidades e todas estão em operação, porem não tem chance nenhuma, o Gripen é barato, pq é colcha de retalhos, cada parafuso é fabricado em um pais diferente, é uma tremenda bucha, pode atender um pais com as dimensoes da suecia, mas para o brasil, sem condiçoes, ele mal consegue ir de Curitiba a Foz do Iguaçu sem reabastecer, isso vaizio, com armamentos, nem chega!!! So resta o Rafale, é otimo caça tbem, tanto que em uma operação de treinamento realizada nos Emirados Arabes a cerca de 3 semanas conseguiu colocar na mira por tres vezes os F22 e não foi pego nenhuma vez. Porem é muito caro, o custo de operação e manutenção é muito maior que do F18.
    Mas ja que não vai ser o F18, então que seja o Rafale, Gripen nem em sonho, vamos ter que comprar um caça e terminar de desenvolvelo, vai da na mesma merda que deu com o programa AMX, que até hoje não estão plenamente operacionais.

  24. Cdr disse:

    Mas ainda conto com um milagre de da uma luz na cabeça do Jobim e derem um jeito de fecha com o SU35 dos russos!!! É dificil mas a esperança é a ultima que morre!!!!

  25. muambeiroMiami disse:

    Respeito a opiniao de todos aqui, nao entendo porra nenhuma de aviao,entao nao posso falar nada, mas em relacao ao Brasil estar gastando dinheiro para se armar e defender o pais eu apoio 100% , depois q foi descobriram essa grande reserva de petroleo o MUNDO comecou a olhar o brasil com outros olhos ou seria “oleos”,pricipalmente os EUA, e sem contar na amazonia q possui o maior reservatorio de agua doce e variedades de plantas do planeta e que nessa onda de aquecimento global nao seria nada mal possuir essas reservas ou seja muito $$$$$!Mas quando moramos no Brasil nao nos damos conta disso mas aqui no EUA se ve muito claro as intencoes americanas e do resto do mundo!…E o mesmo q se vc ganhasse na loteria e estivesse andando com aquele carrao e sabendo q tem um monte de gente querendo te roubar!!

  26. cassiane disse:

    eu acho q esta certo ! o mundo esta a ponto de bala ! a qlqr momento pode começa uma nova guerra, seja ela por petroleo ou por agua, e se isso vier acontecer, oq acontece com o Brasil ?! se fode por nao ter nenhum tipo de instrumento para se defender . acho certissimo ! temos q abastecer nosso país para no futuro nao correr o perigo !!

  27. Edu disse:

    Aprendi muito mais nos comentários do que no post, incluíndo os links, todo!
    Viva a blogosfera ociosa!
    kkkkk

  28. Leonardo disse:

    Desde Napoleão, a França só perde guerras.

  29. Alex disse:

    Julio! sou engenheiro aeronautico, e pós-graduado em ciencias aeronauticas pela UNB… e piloto de testes na aréa de avionicos!
    e vc acha que eu nao tenho conhecimento???

    quem e vc e seus conhecimento na area??

  30. Edu disse:

    Ih Julio… E agora?
    kkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s